A impressão giclée

Gravura digital "Lavadeira"Desde 2006, considero-me um artista digital, isto é, um artista cuja expressão artística principal é realizada através da criação visual em computador.

Todas as minhas pinturas foram criadas exclusivamente como digitais, isto é, através de técnicas de pintura em computador, usando quatro softwares gráficos diferentes: Painter, da Corel™, Photoshop e Flash IV, ambos da Adobe™ e o Gimp. Não faço reproduções em giclée de minhas pinturas acrílicas ou à óleo.

Das 600+ obras que criei usando o computador, realizo tiragens limitadas a 20 prints, em uma ética idêntica à das gravuras tradicionais.

Como a pintura digital me permite, as tiragens são realizadas por demanda, isto é, as pinturas são impressas conforme são vendidas.

Evidentemente, mantenho um rigoroso registro pessoal das tiragens de cada pintura.

Todas as pinturas digitais que vendo são obras originais. Nunca fiz ou farei reproduções impressas de minhas pinturas à óleo ou acrílica.

Quando estou criando, sinto que estou produzindo uma pintura. Mas, quando verto esta pintura sobre o papel, percebo que estou produzindo uma gravura. Assim, denomino-as tanto por pinturas digitais quanto por gravuras digitais ou, mesmo, por giclées, indiferentemente para mim.

Suportes

O papel de que me utilizo nas tiragens de minhas pinturas digitais é da marca Arches Aquarelle Rag, da Canson™. As especificações deste papel são como segue:

  1. 100% algodão
  2. resistente à água
  3. sem agentes de branqueamento óptico, para garantir a consistência das sombras impressas por gerações
  4. desenvolvido para atender os requisitos de longevidade de museus e galerias e respeitar o padrão ISO 9706
  5. revestido internamente, para resistir a produção de gás e, assim, maximizar a conservação das impressões
  6. sem ácido, para evitar a degradação do papel
  7. superfície matte, sem brilho

No site da Canson, pode-se ver uma descrição do papel Arches, em português.


Preços e tamanhos das gravuras

A variação de tamanhos de minhas pinturas é devida à resolução em pixels com que cada pintura foi criada. Algumas pinturas só podem ser impressas em tamanho A3, enquanto outras pinturas tem resolução máxima para serem impressas em tamanhos de até 0,60 x 2 mts.

Os preços variam de acordo ao tamanho em que a pintura pode ser impressa.

São 3 os tamanhos padrão de minhas gravuras:

  1. A3 (297 x 420 mm.), com preço de R$ 300,00 o exemplar.
  2. A2 (420 x 594 mm.), com preço de R$ 400,00.
  3. Com lado acima de 600 mm., com preço de R$ 1.305,00

Certificado de autenticidade

Junto à gravura que você adquire, envio também um "Certificado de Autenticidade".

Este documento declara a autenticidade de seu exemplar, bem como registra todos os detalhes técnicos da impressão, tais como o tamanho e o suporte sob o qual foi impresso.

O Certificado de que me utilizo é fornecido pela Hahnemühle™, indústria alemã. Este Certificado consiste de dois selos holográficos, idênticos. Ambos os selos apresentam um mesmo número de série, o qual é único no mundo. Um dos selos é colado no verso da gravura. O segundo selo aparece na face do Certificado. Isso garante que apenas um Certificado é identificado a um exemplar singular de cada gravura, inequivocamente.


Assinaturas nas prints

Todos os originais de minhas pinturas digitais são assinados e datados sobre a imagem, como em uma pintura à óleo tradicional. Esta assinatura é realizada com o próprio software gráfico com que a pintura foi criada. Isto é, a assinatura é única e não pode ser alterada ou apagada.

Abaixo, à esquerda, vemos um detalhe da pintura "Ninfa" e, à direita, outro detalhe da pintura "O sono do Fauno". Nestes dois exemplos aparece minha assinatura (com as respectivas datas de criação) apostas sobre as pinturas.

Assinatura na pintura NinfaAssinatura na pintura O sono do fauno

Além desta assinatura sobre a pintura, as gravuras que eu imprimo também tem uma segunda assinatura, aposta no verso do papel da print, como em uma gravura tradicional.

Isso significa que as gravuras que eu imprimo tem duas assinaturas minhas: uma sobre a pintura e, outra, no verso do papel. A assinatura sobre a pintura é indelével. A assinatura sobre o papel, não. Se eu deixar de imprimir minhas gravuras (quando falecer, por exemplo), as gravuras não terão mais esta segunda assinatura, apenas a primeira.

Abaixo, vemos uma foto do verso da pintura "Ceifadores", com a assinatura da print e, ao lado, o Certificado de Autenticidade respectivo.

Pague com
  • MercadoPago V1
Selos
  • Site Seguro

João Werner - CPF: 533.901.809-15 © Todos os direitos reservados. 2018