"A figura na Comunicação Visual", eBook Kindle

"A figura na Comunicação Visual", eBook

Este é o primeiro livro de uma série de três manuais dedicados a apresentar a comunicação realizada através das imagens ou, como se diz mais comumentemente, a Comunicação Visual. O segundo volume tratará da cor e o terceiro, da composição visual.

Este livro tem como seu diferencial, em relação à literatura anterior, a ampla quantidade de ilustrações. O formato digital de e-book permitiu baratear o custo para as mais de 700 ilustrações de apoio ao texto.

Escrito em linguagem não técnica, o livro é, entretanto, dedicado à prática, ao atelier, a quem necessita usar a imagem para comunicar.

Os cursos universitários que são diretamente atendidos pelo conteúdo deste livro são a Arquitetura, Publicidade e Propaganda, Moda, Design, Decoração, Artes Plásticas, Artes Gráficas, Cinema, Fotografia, entre outros.

Trecho selecionado do livro

"A comunicação visual existe desde que o ser humano entendeu que podia alterar a maneira como era visto pelos outros seres humanos.

Além dos aparatos biológicos visíveis de que dispunham (altura, cor dos olhos e da pele, comprimento dos cabelos, etc.), nossos ancestrais começaram a alterar, intencionalmente, a sua aparência visível.

Por exemplo, pintaram os próprios corpos e usaram máscaras, tatuagens e adereços para parecerem mais ferozes aos seu inimigos. Ou, ao contrário, usaram miçangas, plumas de pássaros e garras de animais para afirmarem o seu status social perante os outros membros de sua tribo.

Assim, ao se utilizarem de algum recurso visível junto a si, eles estavam tentando comunicar uma mensagem aos outros. Esta mensagem podia até ser transmitida de outras maneiras (tais como a fala, por exemplo), mas era produzida, principalmente, para ser vista."

(Introdução, pp. 3).

Páginas selecionadas do livro

Página do livro Página do livro Página do livro

Sumário do livro

A figura visual e a sua expressividade. Os usos e as funções da figura visual.

Conceitos visuais apresentados: figura e fundo; simetria; movimento; proporção, profundidade visual e expressão.

Material fartamente ilustrado com dezenas de obras de arte, de publicidade e arquitetura, entre outras. Os conceitos visuais apresentados são contextualizados, sempre que possível, em relação à cultura atual ou à antropologia. Exemplos da ocorrência dos elementos da linguagem visual na morfologia biológica, bem como a sua importância para os processos vitais.

Os métodos geométricos de construção das figuras são apresentados em suas várias etapas constitutivas, de modo didático e explicativo.

Páginas selecionadas

Página do livro Página do livro Página do livro

Expediente

O autor, João Werner, é artista plástico e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Foi professor universitário em cursos de Arquitetura e Publicidade.

O livro tem 327 páginas, fartamente ilustradas.

Ano de publicação: 2015.

ISBN: 978-85-919150-0-2

Edição do próprio Autor.

Preço do exemplar R$ 38,37 (US$ 13.00). Na Amazon, com variação na cotação do dólar do dia.

Link para a compra na Amazon brasileira http://www.amazon.com.br/dp/B00TSIU3QG.

Link no Facebook com maiores informações, inclusive com a reprodução de parte do conteudo.

Páginas selecionadas

Página do livro Página do livro Página do livro

Pague neste site em até 18x com o Pagseguro

Logotipos de meios de pagamento do PagSeguro

Publicidade

Mídias sociais


Cadastre-se na mailing de joão werner